quinta-feira, 29 de maio de 2008

valerá a pena?

A sucessão de dias tristes, chuvosos e cinzentos desta pseudo primavera agudiza em nós as angústias e a necessidade de mudança.
Descrita nalguns compêndios como a Astenia da Primavera, na verdade não sei se existe enquanto entidade clínica ou se é apens uma tentativa científica de dar um nome a um processo que é fisiológico e cíclico, como a natureza tão bem determina, como os ciclos de dia e noite, sono e vigília, fecundidade e pousio, nascer, crescer maturar e envelhecer.
Certamente que a àrvore de folha caduca, não se questiona no inverno se as suas folhas e frutos brotarão, confia?!..
Parece que nós humanos somos de facto uns seres de mecanismos complexos que se desregulam, autoregulam, adaptam e nisto somos iguais aos outros processos naturais. O que nos faz então correr ou desistir? Perseguir metas e sonhos por uma vida inteira? Lutar, esperar e desesperar, chorar e rir por essa coisa que inventámos chamada amor?
Será tudo uma partida do sistema Límbico e um dia irão descobrir a cura para esta doença crónica, incurável e progressiva para alguns?
Algum António Damásio ou outro qualquer genial, descobrirá a localização encefálica do amor? A alma é uma estructura Cortical ou nem por isso?
Teremos que nos vacinar contra essa doença já velha como o mundo?
Espero não estar viva já quando tudo isso fôr Nobel!Prefiro esta dôr de amar esperar e desesperar, ter ou não ter mas sentir que afinal esta diferença, que é diferente em todos nós, e que muda sempre em cada um de nós é talvez a que vale a pena. Nascemos e morremos sózinhos?
Que desperdício divino então este, de nos criar com esta capacidade complexa e organizada, com ou sem substracto biológico que importa?
Não sei se vale a pena, para mim que sou uma cabrita persistente, enquanto sentir, pensar, rir e existir valerá sempre a pena.

2 comentários:

- com - da + disse...

Há um senhor chamado Stuart Kauffman que está muito fora do circuito mainstream da biologia. Físico de formação, tornou-se Médico e depois Biólogo Teórico. É um evolucionista diferente que tenta explicar a complexidade organizada da vida por processos exclusivamente naturais que vão muito para além da selecção natural de Darwin.
Diz ele "Is it more astonishing that a God created all that exists in six days, or that the natural processes of the creative universe have yielded galaxies, chemistry, life, agency, meaning, value, consciousness, culture without a Creator. In my mind and heart, the overwhelming answer is that the truth as best we know it, that all arose with no Creator agent, all on its wondrous own, is so awesome and stunning that it is God enough for me and I hope much of humankind.

Tens aqui mais.

Se estiveres interessada tens uma excelente oportunidade no livro
"O Universo, A Nossa Casa" editado pela Bizancio.

As idéias deste homem tornaram-se uma referência para mim.

Diz qqr coisa para eu saber que estás viva.

Bjs mana.

Aguaaferver disse...

Será tudo uma partida do sistema Límbico? Pergunta a autora deste texto. Diria que sim, mas pela forma como terminou, significa que o seu se auto-regula, logo não é patológico!!! :)